quinta-feira, 20 de maio de 2010

Conhecendo as Tecnologias da Escola e Descobrindo Recursos Educacionais no Cyberespaço


“A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o suo das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano escolar” (Marco Silva)

Para nós da Escola Estadual Coquelin Aires Leal está sendo um grande desafio e por outro lado também um problema porque ainda tem pessoas que resistem a aprender a manusear as tecnologias como: TV, vídeo, som, microfone e caixa de som, computador etc. sobrecarregando outras pessoas no trabalho escolar.
Nossa escola é de pequeno porte contendo somente mais ou menos 280 alunos no total no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Mesmo assim temo muitas tecnologias para serem utilizadas como:
· Computadores: onde os professores digitam seu trabalho no diário eletrônico (ainda tem professor que paga para digitar resistindo a aprender em manuseá-lo); e demais funcionários utilizam para digitar documentos e fazer atividades escolares;
· Internet: a maioria dos funcionários já tem seus emails como forma de entrar em contato com parentes e realizar cursos de formação, bem como pesquisas e no desenvolvimento do trabalho escolar enviando fichas, ofícios e comunicando com o pessoal da Diretoria Regional de Ensino, bem como outras escolas. Ainda não é disponibilizado para alunos porque só temos 5 comutadores na escola (2 na sala dos professores, 1 na biblioteca- esse a coordenadora realiza as pesquisas quando necessário para os alunos e 2 na secretaria);
· Data show: utilizado nas reuniões com pais, funcionários, nas formações continuadas e na sala de aula para fixação do conteúdo trabalhado.;
· TV e vídeo: é utilizado no desenvolvimento do projeto Cineminha: aula de reforço, também em sala de aula para fixação de algum conteúdo.
O espaço físico de nossa escola é bem limitado, mas conseguimos desenvolver um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário