quinta-feira, 20 de maio de 2010

Conhecendo as Tecnologias da Escola e Descobrindo Recursos Educacionais no Cyberespaço


“A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o suo das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano escolar” (Marco Silva)

Para nós da Escola Estadual Coquelin Aires Leal está sendo um grande desafio e por outro lado também um problema porque ainda tem pessoas que resistem a aprender a manusear as tecnologias como: TV, vídeo, som, microfone e caixa de som, computador etc. sobrecarregando outras pessoas no trabalho escolar.
Nossa escola é de pequeno porte contendo somente mais ou menos 280 alunos no total no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. Mesmo assim temo muitas tecnologias para serem utilizadas como:
· Computadores: onde os professores digitam seu trabalho no diário eletrônico (ainda tem professor que paga para digitar resistindo a aprender em manuseá-lo); e demais funcionários utilizam para digitar documentos e fazer atividades escolares;
· Internet: a maioria dos funcionários já tem seus emails como forma de entrar em contato com parentes e realizar cursos de formação, bem como pesquisas e no desenvolvimento do trabalho escolar enviando fichas, ofícios e comunicando com o pessoal da Diretoria Regional de Ensino, bem como outras escolas. Ainda não é disponibilizado para alunos porque só temos 5 comutadores na escola (2 na sala dos professores, 1 na biblioteca- esse a coordenadora realiza as pesquisas quando necessário para os alunos e 2 na secretaria);
· Data show: utilizado nas reuniões com pais, funcionários, nas formações continuadas e na sala de aula para fixação do conteúdo trabalhado.;
· TV e vídeo: é utilizado no desenvolvimento do projeto Cineminha: aula de reforço, também em sala de aula para fixação de algum conteúdo.
O espaço físico de nossa escola é bem limitado, mas conseguimos desenvolver um bom trabalho.

Reflexão sobreo o vídeo do Profº Dr. Ladislau Dowbor - Educação e Tecnologia


Unidade 1
Educação e Tecnologia
Reflexão sobre o vídeo do Profº Dr. Ladislau Dowbor


“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”

Através desse vídeo fica bem claro que a educação ainda esta a passos lentos com relação a educar com as tecnologias.
Enquanto os interesses estiverem nas mãos de políticos que continuam a massificar e vendar os olhos da maioria da população, creio que essa transformação ainda vai perdurar por muito tempo.
Vejo que a nossa classe de educadores a maioria também mão está disposta a essa mudança. Porque necessita uma nova postura de sair do comodismo, de participar de formações continuadas e de pesquisar e isso precisa demandar tempo e dedicação.
Creio que a própria sociedade cobrará essa postura de todos os profissionais da educação e esses por sua vez não mais poderá ficar de braços cruzados.
A escola precisa se organizar para ser uma unidade escolar inclusiva em todos os aspectos.

Quem sou como professor e aprendiz?


Unidade 1 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 1 – Quem sou como professor e aprendiz?



No ritmo das mudanças tecnológica e científica em que vivemos é muito difícil prever quais os conhecimentos específicos em que educador e educando precisam dominar para enfrentar as demandas sociais que lhes são cobradas. O acesso a esses conhecimentos em uma sociedade dita como sociedade do conhecimento ainda ta muito longe de ser fácil de a maioria da população ter acesso.
Por mais que ouvimos que a informatização do conhecimento tornou mais acessível todos os saberes, podemos observar ao nosso redor que para ser pessoa informaticamente alfabetizada precisa ter contato com tais informações. E são poucas pessoas que tem essa oportunidade.
Como professora ainda tenho muitos obstáculos a serem vencidos, um deles é a forma de ensinar e de aprender. Essa nova cultura da aprendizagem exige de nós educadores um novo perfil quanto professor e aluno.
Hoje em dia vejo que devemos nos apropriarmos de novas formas de aprender e de relacionarmos com o conhecimento, pois vivemos em uma sociedade da informação. E ela vive em transformação a cada momento, se quisermos formar futuros cidadão, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novos e imprevisíveis demandas de aprendizagem precisaremos enfrentar os nossos medos das tecnologias e vencer os desafios cotidianos.
E é através das formações continuada como esse curso é que temos a oportunidade de vivenciar distintos papeis como o de aprendiz, de observador da atuação de outro educador e o de mediador junto com outros aprendizes é vamos nos tornarmos preparados para nova demanda educacional.